terça-feira, 6 de agosto de 2013

D.L.K. The Hell Key #2 (Marc Urselli-Schärer; 1996)

Foi uma das muitas coisas boas da Feira Morta foi que alguém colocou na zona da segunda mão uma série de publicações dos anos 90. Entre várias World War 3 Illustrated (que saquei logo!), a revista Número (que não era boa nem na altura nem agora), revistas britânicas de novas tendências e zines de punk / okupa, encontrei este zine italiano de música electrónica / industrial / Dark.
É bilingue com uma letra minúscula de fazer confusão a qualquer quarentão e impressa em papel verde-nojo em formato A4. Cheia resenhas a discos e concertos ao vivo, entrevistas (aos Young Gods por altura do Only Heaven), artigos (sobre música electrónica italiana entre as décadas de 50 e 70) e claro, como qualquer fanzine que se preze está cheio de erros e gralhas, alguns hilariantes como "Depoche Mode" - uma vez tudo bem mas cinco vezes "Depoche Mode"?
O mais interessante acaba por ser o artigo sobre o projecto Luther Blisset, que nos anos 90 ao que parece também teve representação em Portugal. Trata-se de um projecto de uso múltiplo do mesmo nome para criar uma "mitopoesis" nos nossos novos tempos da hiper-informação. Curiosamente o Blisset ainda anda por aí a criar muitos danos manipulando os manipuladores da informação. B.I.Y.

Sem comentários: