sexta-feira, 12 de setembro de 2025

A banda desenhada é política?


Por mais incrível que pareça*, voltarei HOJE às 19h30, à Amadora para um debate com Sara Figueiredo Costa sobre se A banda desenhada é política? em que se irá responder a estas questões: Nem só por palavras se questiona o mundo. Uma conversa onde exploramos como a BD lê o universo político, desafia poderes e cria novas narrativas para pensar o presente.

Evento da Festa do Livro da Amadora, programado pela Gerador, que pelos vistos tem mais olho e/ou inteligência que o Festival da BD Amadora, para programar BD - num festival literário ou não, se olharmos para o resto da programação da "Festa" parece estar a milhas das punhetas da BD Amadora ou de qualquer outro festival de BD em Portugal. 

De admirar? Nem por isso, a BD continua ser uma área que está na sua zona de conforto da "bedófilia", não se quer chatear com o mundo que a rodeia, prefere viver na terra da Fantasia, textos "lights" e lamechas (o caso Melo), é profundamente reacionária (quando deveria ser o oposto) e retrógada - ou pelo menos é o que acontece com a BD que é programada pelos "profissionais" da área em Portugal. 

Obrigado desde já, à organização, pela clareza de espírito.


*uma vez que a Chili Com Carne que participava na BD Amadora desde 2015, foi saneada desde o ano passado recusando a organização a aceitar as exposições propostas e a forma de pagamento pelo stand dentro do regulamento previsto e escrito pela própria Câmara Municipal da Amadora.

Sem comentários: