terça-feira, 8 de maio de 2007

OuDiPo

DJ Krush: "OuMuPo, vol. 6" (0101 / Ici d'ailleurs; 2006)

1. E porque é que os críticos são sempre considerados artistas falhados!?
2. Nesse caso - "se temos a fama ao menos que tiremos o proveito" - venho aqui FUNDAR a OuDiPo (ouvroir de diffusion potenciel), movimento criativo congénere do OuLiPo (seminal neste tipo de abordagem e dedicado à literatura), OuBaPo (bd fundado pela L'Association) ou OuMuPo (Música).
3. Tal como o OuLiPo fundado nos anos 60 do século passado em que se criaram exercícios literários baseados em restrições matemáticas (trocar o substantivo de um texto pelo respectivo sétimo substantivo encontrado no dicionário) também se pretende que se deve explorar novas formas de divulgar / criticar objectos artísticos (discos, livros, peças de teatro, filmes) segundo uma constrição. Alguns exemplos de exercícios já realizados por aqui: escrever com se fosse de outra nacionalidade, usar os tradutores automáticos, misturar o texto de forma aleatória, escrever em modo de futurologia, roubar crítica de outro e mudar algumas palavras, fazer uma pastiche, ...
...
a) As editoras (de bd) L'Association e (de música) Ici D'Ailleurs juntaram-se para este plano ambicioso de lançar uma colecção de discos com bd's em que são usados parâmetros Ou-X-Po, mais concretamente OuMuPo e OuBaPo.
b) Assim os Dj's e/ou productores de música tem 42 minutos para pegarem no fundo de catálogo da editora (devem usar pelo menos 5 artistas do catálogo) para remisturar / recriar música, entre mais outras pequenas restrições - podendo também o artista criar as suas.
c) «e então?» perguntam vocês... bem, nada de especial... eis um CD que se ouve bem como muitos outros da Electrónica dos anos 90 (Filia Brazilia, Kruder & Dorfmeister) em que o HipHop e o Dub chamam-se TripHop sem impressionar mas também sem irritar (e isso já é uma arte em si!). É um som para o sofá burguês ou para trabalhar no computador numa profissão liberal qualquer como por exemplo ade crítico de música...

Qualidade numérica: 4/5 Objectivo pós-audição: guardar pela curiosidade do projecto...

Sem comentários: