domingo, 6 de janeiro de 2008

Too much monkey business


v/a: "Portuguese Nuggets, vol.4" (Galo de Barcelos; 2007)

Afinal os angolanos enganaram-nos duplamente. Afinal a série "Portuguese Nuggets" não acabou nem parece longe de acabar mas deveria. Se já no volume anterior só um dos lados do vinil valia a pena, neste quarto volume apenas quatro temas se safam, a saber: Ababilah, um tema psicadélico com matizes orientais dos Quarteto 1111, Uma velha foi à feira dos Impacto, Os gatos de Nuno Filipe e Poema do homem rã dos Tubarões, canções estranhas em português. O resto são ou versões de temas conhecidos como House of the Rising Sun (pelo Conjunto José Novoa) ou músicas vulgares de um género de uma certa época. O que diferenciava os outros três volumes é que eles conseguiram revelar temas seminais como o primeiro tema Rock português de Joaquim Costa gravado em 1959 mas nunca antes editado (vol.3), temas emblemáticos como Se eu enlouquecer de Daniel Bacelar (vol.2), versões de músicas tradicionais portuguesas em formato Rock/Surf como Oh Rosa arredonda a saia dos Tártaros (vol.2), bizarrias como os Steamers (vol.2) ou ingenuidades em inglês como S. Francisco Girls dos Vodkas (vol.2).
O que este quarto volume (re)edita podia estar em qualquer outro "Nuggets" de outro país. Não quero tirar a importância do trabalho destes angolanos da Galo de Barcelos - porque mais ninguém o fez ou fará - mas parece que se a ideia é ser "completista" ou "coleccionista" talvez o estatuto de "Nuggets" (pepitas) já não faça tanto sentido. Não valia mudar para "The Complete 60's Portuguese Rock"?
Apesar de haver um texto interessante sobre o Rock português no interior do disco faltam as biografias das bandas como aconteceu nos volumes 1 e 3. A pressa é inimiga da perfeição.

Sem comentários: