domingo, 30 de agosto de 2009

Te gusta lo Noizé, tio?


Puke Eaters : Hello Valhalla (Lal Lal Lal + Skulls of Heaven; 2009)
Atomizador : Jarabe (Afeite al perro; 2009)

O Merzbow é que dizia que a música dele não era Noise, a Madonna a berrar o dia inteiro em todos os mediuns (rádio, tv, etc...) é que é barulho. E desta forma explicada faz todo o sentido porque apareceu o Noise sobretudo em sociedades mais industrializadas como o Japão, EUA e Inglaterra. O que se calhar que ninguém estivesse à espera era uma enchente global, completamente invisivel nos meios tradicionais de comunicação, feita de gravações e concertos de "não-música" ou "experimentalismo" ou Noise por todo o lado. Geralmente gravados em CD-R's ou K7's com capas feitas à mão. Eis o artesanato urbano da sociedade hiper-informatizada do século XXI?
Escutar o Atomizador (de Espanha) é como ouvir o Merzbow em lo-fi mas a capa em serigrafia é fixe. O formato da embalagem em single desaponta depois de ver que afinal trata-se de um CD-R - «que cabrone este tio!» hehehe 
Escutar os Puke Eaters da Finlândia - que por acaso são editados em LP vinil todo profissional com uma bela capa diga-se! - é como ter um vizinho a fazer um bric-a-brac idiota às 4 da manhã, e já agora, no lado B ouve-se gatos a miar - o que fez com que as minhas gatas ficassem curiosas sobre as colunas do gira-discos. Estou a ficar velho para isto ou o mongolismo chegou ao exponente máximo? 
A Madonna continua a editar discos, não os oiço porque não tenho TV nem escuto rádio,... Ainda preciso de Noise? 
Não é que me queixe do barulho, é só porque é díficil encontrar um universo humano no meio disto tudo, ficando no ar aquela sensação que quem critica tanto a industrialização da humanidade ou a desumanização dos gostos culturais acaba por trabalhar na mesma direcção. As minhas gatas não conseguem dormir quando ponho estes discos. Porque quero eu incomodar os meus vizinhos? 
Vou ouvir antes os Transvision Vamp, ao menos a Wendy James parece uma pessoa... tonta... mas uma pessoa.

Sem comentários: