quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Nem 8 nem 80


Pan Sonic vs Haino Kenji : Shall I download a blackhole and offer it to you / Live in Berlin 15.11.2007 (Blast First Petite; 2009)
Teemu Elon Puhuvat Eläimet : Hämmästyttävät Puhuvat Eläimet (Helmi Levyt; 2008)
O autor de bd e poeta Jyrki Heikkinen gostou tanto do CD do Kenji Siratori que lhe arranjei que me enviou dois CD's da zona da Finlândia em que vive. Um exagero latino de generosidade que lhe agradeço apesar das várias e repetidas audições terem se mostrado pouco enriquecedoras.
O primeiro disco é javardeira Noise, que se calhar ao vivo terá sido uma performance brutal não fossem os interveniente uns monstros do som, de um lado os finlandeses Pan Sonic, cromos de electrónica extrema e do outro o japonês Haino Kenji. É o último que ganha o combate sendo ele omnipresente com gritos das trevas e guitarra barulhenta (muito muito barulhenta). Em disco, é apenas um disco desconexo e irritante em que nem se quer se ouve os Pan Sonic. Acontece muitas vezes os encontros das montanhas parirem ratos...
O segundo disco a banda chama-se algo como "Os animais falantes de Teemu Elo (Timóteo Vida)" e se isto já parece complicado devo dizer que as letras (não estão escritas nem traduzidas no disco) são escritas acompanhadas com crianças, fazendo desta banda uma espécie de "conto de fadas espacial" ou "psicadelismo de crianças". A parte instrumental é mais ou menos convencional nos terrenos pantanosos do Prog Rock e do Psicadelismo, que tem uma enorme tradição e fragmentação na Finlândia. Infelizmente estamos mais para os lados da tradição. Gosto sobretudo da capa (e desdobragens) da artista Venla Martikainen que só vem provar que na Finlândia não é só na bd que se gosta de cores garridas.

2 comentários:

FURACÃO MITRA disse...

I got 99 problems but a bitch ain't one

FURACÃO MITRA disse...

javelin é bem fixe,bem podias ter me dado o single

verificacção de palavras: coness