quinta-feira, 16 de agosto de 2012

David Soares : "Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes" (Saída de Emergência; 2012)

David Soares não pára! De performances spoken word a discos, de livros para a infância a livros de BD, agora este de ensaios, o homem está possesso!!! E damos Deo Gratias a isso, não é todos os dias que podemos ter acesso a livros novos de alguém que estimula a inteligência aos (seus) leitores. No caso deste novo título então, a bandeja de conhecimento é nos oferecida de forma simples e com algum humor negro.
Seja sobre Nazis, como foram criadas as câmaras de gás, bruxas, vampiros, a palavra badagaio, a autoridade, temos um rol de temas tenebrosos que a Humanidade criou em toda a sua História, toda ela corrompida por deturpações, mitos e mentiras pelos "Vencedores da História". Felizmente aprece Soares com espada de luz e erudição como aliás ele já o fazia nos seus blogues oficiais... E curiosamente do último blogue, já com a papa toda feita, Soares aproveitou apenas um texto ou outro. A maioria do livro são escritos inéditos invés de ter ido repescar ao passado como muita gente faz. É de se tirar o chapéu!
Só falta audácia gráfica no livro que funciona demasiado em chapa cinco - texto corrido, fotografias com legendas - tudo sem sal. Os Designers poderiam aprender muito com as composições das BDs para paginar livros. Ou então o Soares devia escrever um livro sobre isso para eles perceberem de vez!
De resto, se David Soares fizer disto uma série de livros será bem positivo. O Compêndio não é um livro "light" de graçolas (escrito por algum parvalhão mediático, por exemplo) mas também não é um manual científico de arrasar a mioleira ao pobre comum dos mortais. É um interessante apanhado de boas histórias de Alta Cultura e Baixa Cultura que Soares seleccionou para nos entreter - à beira da piscina, no café da esquina a beber minis, whatever... - mas sem NUNCA cair na futilidade. Há pouca gente que nos ofereça cultura desta forma. Venham mais cinco!

Sem comentários: