terça-feira, 2 de abril de 2013

I want to ride my bicycle!



v/a : Project Bicycle (Ache; 2006)

Música e bicicletas, faz algum sentido? Claro que sim, faz tanto como skates e pizzas... Foi como uma forma de manifesto que a editora canadiense Ache convidou artistas do seu catálogo e mais alguns convidados internacionais - o mais conhecido será o Jason Forrest - para pegarem em "samplers" de sons de bicicleta (gravados e cedidos pela editora) para fazerem música com eles. No espírito "open source" esses  mesmos samples aparecem na última faixa do disco para quem ainda quiser pegar nos mesmo para brincar às misturas - como aconteceu com um disco de [f.e.v.e.r.].
Os temas criados na essência dividem-se em variações do Techno - Minimal, Micro-House,... - sempre com a presença do Glitch da máquina mecânica - a bicla - seja com das manipulações digitais. Quem pisa nas regras e se safa com isso, é o Forrest que sem pudor sampla também os Queen e o seu o glorioso tema Bicycle Race para nos dar um tema Disco-Breakcore no final do CD. Não há aqui radicalismos Noise ou de qualquer espécie, os exercícios que se praticam são amenos e os sons das buzinas e campaínhas lembram palhaços e circo... Um ponto negativo que mancha quase todos os esforços.
A capa é do Jelle Crama, uma razões de comprar o disco a um terço do preço na Matéria-Prima... Ou pensavam que comprei isto para ouvir enquanto lia o Pedal?

Sem comentários: