segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tal como na BD...


Onde quer que um gajo pare, há sempre malta cheia de boas intenções. Olhem na BD portuguesa cheia de tótós a quererem a expandir o medium mas completamente ignorantes da sua história ou do mundo. No Rock idem idem aspas aspas. Em 1997 nem dei por este CD duplo Biografia Pop/ Rock pela Movieplay. Talvez não teria sido tão entusiasta das colectâneas Portuguese Nuggets há mais de 10 anos atrás se soubesse que já havia esta reedição de bandas rocks portuguesas dos anos 60 e 70 - e 80! 
A selecção é quase aleatória, tanto entra "garagice" dos anos 60, como "Progrissice" dos 70 e depois o "Rock Português" dos anos 80 sem nenhum percurso cronológico, tudo embalado em cores flúor de música Rave - porquê? Para apanhar a nova geração da altura? E é dado também um toque de modernidade com um remix Hip Hop no final do segundo CD com o tema dos Pop Five Music Incorporated que abre o primeiro CD. Smart! Assim temos UHF entre slows de amor dos 60, psicadelia dos Psico com uma versão do Bailinho da Madeira (vomitante) e até Skasada (Rock & Várius) e New Wave (Corpo Diplomático) tudo no meio dos Twists e Hully Gullys dos 60. Uma caldeirada à portuguesa!
É quase insuportável ouvir qualquer um dos CDs de tal confusão de temas, cronologias e estilos - não que não aprecie salganhada, muito antes pelo contrário - mas numa colectânea com a importância de prestar serviço público (a História do Rock português) não corre nada bem... E daí, o que interessa mesmo? As letras são lamechas, pueris ou ridículas, afinal de contas estamos no mundo do Pop descartável em que tudo é húmus para servir de repetições insípidas no futuro - basta ouvir esta selecção que "engrandece" a música portuguesa...

Sem comentários: