quarta-feira, 18 de março de 2020

Bela Purga


Ah! Não se ouve os "boys" do rendimento mínimo a estoirarem o guito em bujas, não há discussões boçais e infinitas da bola, nem os turistas de merda,... vivemos um verdadeiro paraíso "ballardiano" e é uma óptima altura para cultivar o espírito e esmiuçar o que o Steve Albini queria dizer com o facto da História do Rock estar mal contada, que nada é como se diz, que se salta dos Beatles para os Sex Pistols e desses para os Nirvana - já agora, depois destes há alguma outra banda para seguir? Gulp!
Para os que estão em casa com 'net, espero que fechem as redes sociais que nada terão para contar a não ser vídeos de cães (gatos estão fora de moda, ao que parece) e de palhaços do Pop nacional a tentarem capitalizar o isolamento. Procurem os esquecidos, vencidos e dissidentes da História já que tem tempo para tal. Complicado? Uma dica, entre mil outras possíveis, oiçam por exemplo, a colectânea Sounds And Shigaku Limited Present: Beautiful Happiness (1989) com esta bela capa de Brian Bolland - desenhador inglês de BD - organizado por um jornal de música (Sounds) e uma importadora de música (Shigaku), ambos fascinados pela energia do Rock vindo dos EUA, sendo este LP uma espécie de "sample" do melhor Rock que se fazia nos "States" na altura - e Canadá por causa dos Shadowy Men on a Shadowy Planet que no panfleto do disco afirmam que fizeram a banda sonora para o documentário Comic Book Confidential (1988), um dos primeiros documentários sobre BD, bastante eclético que até os "bedófilos" gostam, saquem!
"Eclético" serve também para definir este LP, girando pelo Hardcore (e pós e futuro Grunge), Noise Rock, Indie / Lo Fi, Surf e até uma engraçada versão ragtime de Holiday in Cambodia (dos Dead Kennedys) por D.J. Lebowitz. Haverão poucas bandas aqui memoráveis - Halo of Flies, Naked Raygun, Life Skull, Iowa Beef Experience (porque um membro fará parte dos Tape-Beatles), Disappointments (porque tocaram com o GG Allin) e Drunk with Guns - apesar de serem boas mas essa não é a questão. A questão é enriquecer uma linha temporal musical, perceber como os sons evoluíram ao longo destas décadas para que NUNCA mais, NUNCA mais, NUNCA mais, sermos enganados por bandas como Blind Zero ou Paus - bandas burguesas, fraudulentas, vendidas e inúteis que poderiam ter trazido o vírus mortal do norte de Itália, sei lá, são gajos para irem a uma feira de calçado já que ninguém os quer numa "feira de música"...

Gracias Daniel Dias pela prenda de "Natalixo".

2 comentários:

erradiador disse...

Podias ter terminado o artigo em ...destas décadas." Por que raio foste meter os Blind Zero e os Paus aqui???? foste "enganado" pela bateria gémea do Quim e agora estás a ressabiar? e que cena é essa de bandas burguesas? em tom de crítica?
a história da música é feita por/para burgueses...
abraço,

MMMNNNRRRG disse...

fui buscar esses belos pedaços de merda que nunca papei!
https://mesinha-de-cabeceira.blogspot.com/2010/03/em-lisboa-cultura-beta-ganhou-confundiu.html
para dizer que só fraudes podem funcionar se não conheces o que eles imitam mal...
...
burgueses por serem betos e conformistas, depois dou-te razão, claro...