terça-feira, 16 de maio de 2006

Pretty fly for a white guy...

Hawnay Troof: "Dollar and deed" (2xCD'06; Southern / Sabotage)

As fotografias de bichona nada lhe favorecem - é o problema do mundo-reduzido-pós-google, antes demorava algum tempo ver as fronhas das bandas para quem escutava k7's gravadas dos amigos - mas Hawnay Troof tem um demónio musical dentro de si. Este seu segundo álbum é um "melting-pot" muito refrescante num mundo que anuncia novidades semana atrás de semana.
A «Amálgama Sonora» que Troof nos atira furiosamente tanto nos transporta para o Electro HipHop quase que rudimentar das origens como ao Grime mais feroz dos dias de hoje, passando por interlúdios de Noise digital. Algumas músicas tem ritmos e sons que podiam ter sido do último da Shakira (O QUÊ!?) mas não há dúvidas da eficácia do tratamento iconoclata que lhe são feitas nem das letras intervencionistas ultra-debitadas à administração Bush e outros desvios-padrão, como as teorias criacionistas que estão no programa escolar nos estados sulistas americanos descrito em "Bad news from the stars" - um dos temas mais fortes tal é a salada de beats e samplers que se ouve. Outro tema que se destaca é o caótico "Never end" todo ele Punk-industrial.
Dollar and Deed são dois CD's (ou LP's) e apesar de cada disco não ter mais que meia-hora, revelam horas de prazer e descoberta... depois multipliquem isso por dois. Nada mau para um branco!

Qualidade numérica: 4,5/5 Objectivo pós-audição: guardar e levar pra festas!

Sem comentários: