quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CIA info 70.4


esta prancha é parte do meu "teenage wet dream", uma parceria com o autor de bd Fábio Zimbres (e grafista e designer, já agora) e um dos responsáveis da revista Animal, que teve um impacto fortíssimo na minha juventude - conheci autores como o Max, Mattioli, Mattotti, séries como Love & Rockets, Ran Xerox, Tank Girl ou o que era um zine, Grindcore, fetiches e desvios sexuais, casas okupadas, joyriders e o que há de bizarro no planeta.
Conheci, o meu herói escondido de juventude (?), quando ele veio por causa do Festival da Porcalhota e a primeira versão da exposição Divide et Impera. Super-simpático e introvertido nunca pensei que ele tivesse gostado tanto das minhas bd's autobiográficas quer as de pseudo-ficção-científica.
Enquanto estivemos em contacto por e-mails, sugeri um argumento que não foi lado nenhum - foi escrito para o realizador brasileiro Ivan Cardoso, para um workshop no MOTELx, organizado pela Groovie Records... hum, porque nunca nada dá certo com a Groovie? I wonder... Bom, seja como for o Zimbres curtiu, é o que importa, e será publicado no número 22 do Mesinha de Cabeceira, edição feita (na maioria) de projectos frustrados porque em Portugal trabalha-se mesmo muito mal! Seitan Seitan Scum (é o nome da coisa!) deverá ser lançado este mês de Fevereiro. Logo se vê, para já estou satisfeito em partilhar a versão a preto e branco recebida há três meses, e a cores recebida em Dezembro pelo Zimbres! Valeu!
Entretanto acho engraçado partilhar o argumento escrito pró tal realizador e enviado para o Zimbres, só porque muito raramente escrevi um argumento by the book - geralmente sempre escrevi as bd's desenhando as páginas mas novamente isto era para um filme e supostamente para gente profissional...


NM 4.2 : Suite Presidencial

"NM" significa Nação Mutante, uma série que tenho estado a desenvolver há alguns anos. Trata-se de um mundo de futuro próximo onde a humanidade ganha “poderes” através de próteses e mecanismos. Em alguns casos podem ser apenas máscaras ou coisas inúteis apenas para enfeite ou mecanismos úteis que até permitem voar. A história é sempre a mesma mas o que vou fazendo é remisturá-la conforme as encomendas que recebo – os desenhadores que me pedem e o tipo de publicação, a transformação para filme não me choca nada até enriquece o projecto. A primeira “versão” foi publicada em episódios em fanzines como o Dossier Top Secret e Mesinha de Cabeceira – apresentava personagens em pequenas aventuras naifs de 2 páginas. A segunda versão foi publicada num fascículo da colecção Lx Comics (editada pela Bedeteca de Lisboa / Câmara Municipal de Lisboa) com desenhos de Pepedelrey (32 páginas a preto e branco) e contava com uma trama policial inútil. Chama-se NM2.3: Policial Chindogu – 2.3 porque o Pepedelrey desenhou 3 vezes, e Chindogu que são invenções japoneses absurdos. A terceira versão saiu no Mesinha de Cabeceira Popular #200, desenhada por JCoelho. Focava a vida de um dos personagens – chefe de uma seita a lembrar a Igreja da Cientologia e o seu fundador Hubbard que criou a seita, segundo a lenda, para provar uma aposta que fez com escritores de Ficção Cientifica. Pode ser vista aqui: almirantefujimori.blogspot.com/2006/12/nm3-mesinha-de-cabeeira.html

O trama principal da série – visto sempre de formas diferentes – é a morte/ assassinato do Presidente. E foi o que previ para mais um episódio. Neste o enfoque é precisamente sobre o Presidente, da forma como morre. A acção passa-se no wc do S.Jorge quando o Presidente visita o Festival de Terrir Mutante. Há uma tentativa de assassinato no hall. O Presidente escapa-se para o wc, onde encontrará George B-te (um rapper que prevê o futuro) e o assassino Freddy (um mutante com tentáculos que é dono de uma hamburgueria-canibal).
O Presidente tem um fato/poder de mudar de cara quando quiser (é assim que ele ganha as eleições) o que permite filmar o personagem com várias caras conforme os participantes que se inscrevam no workshop.
O Presidente explica a George que tentaram matá-lo mas que conseguiu escapar na confusão graças ao seu poder. Faz uma demonstração do seu poder. Numa das “pessoas” que encarna, George avisa-o que ele irá morrer.
Apesar do aviso o Presidente não faz nada para se proteger e ainda vai fazer as suas necessidades fisiológicas. Da sanita saem tentáculos de Freddy e mata o Presidente.
A policia (à paisana) entra e incrimina George de ter morto o Presidente.
Falta escrever os diálogos com um toque melodramático (de terror) e divertido (de ironia e humor).
Poderão ser oferecidos alguns exemplares do Lx Comics e Mesinha #200 para os participantes entrarem neste universo e enriquecerem as suas personagens.


GUIÃO

George wc do S. Jorge (primeiro problema: o George é negro e gordo ou parecido com uma ovelha… negra!)

George (pensamento/fala?) – vivo num mundo que as pessoas mudam de cara ou de corpo como quem muda de camisa. O meu mundo apesar de todos dizerem que é excitante para mim é uma puta seca… porquê? Porque eu vejo o futuro… [imagens de anúncios ou de um mundo mutante: mostrar tatuagens ou piercings dos participantes se houver)

Ouve-se um tiro, George assusta-se, quando se recompõe entra o Presidente (como mulher se houver uma participante) abruptamente e tenso; fecha a porta violentamente… lá fora ouve-se barulhos de confusão

Pode entrar um genérico: Suite Presidencial dará já informação ao espectador (a ironia e a compreensão, ironia da suite ser um wc, e compreensão que uma personagem será um presidente)

George – ei! Não pode entrar aqui a não ser que seja um multi-travesti…
Presidente – tentaram-me matar… lá fora!
George – a uma miúda tão gira!?
Presidente – Ah!? Ah!

Presidente muda de cara / corpo (o fato mantem-se o mesmo para o poder identificar ao longo do filme)

George – ah! Afinal sempre é um multi-travesti…
Presidente – melhor… sou o Presidente (da Nação Mutante?) !!!
George – uau! O Presidente!!! Que honra… não sabia que o Presidente era um multi-traveca!!! Se soubesse já teria usado isso numa letra do meu projecto de HipHop …
(começa a rapar, ou escrevo uma letra ou alguém improvisa uma letra – matei o presidente do Gabriel,o pensador!?)
Presidente – Sou mais que isso, represento o multi-traveca como a terceira-idade… uso um fato hooligan-holograma o que me permite qualquer pessoa a qualquer hora
Presidente muda de cara / corpo pelo menos quatro vezes (sempre com o mesmo fato!)
Presidente (enquanto muda de aspecto e a rapar) –
como pensas que ganhei as eleições / achas que foi pelo desempenho de funções? Yo!
George (apavorado) – meu deus!!!
Presidente – impressionante, né?
George (assustado) – o terceiro… o terceiro…
Presidente – ah!?
George (dramatizado) – o terceiro vai morrer!!!!
Presidente – que parvoíce é essa?
George – mude para a terceira “pessoa”, sff (faz gesto de parêntesis quando diz “pessoa”)

O Presidente muda para a terceira pessoa

George – você tem de ter cuidado, essa pessoa vai morrer envolvido em enorme tentáculos saídos de um poço fedorento e imundo!!!
Presidente – muita ganza, né? Onde poderia haver tentáculos num poço fedorento e imundo aqui?

Mostrar uma latrina de uma casa de banho – será nessa que ele morrerá…

George – não sei não sei mas tem de se proteger e fazer alguma coisa… ou então morre!!! Eu prevejo o futuro, posso ter dúvidas mas nunca me engano…
Presidente – olha ó amigo e que tal se antes me fizesse uma coisa útil e fosse ver se a “costa está limpa”?
George (admirado) – como assim?
Presidente – vá verlá fora se está tudo sob controlo pela meta-polícia…

George sai pela porta, resignado
Presidente vai para a casa de banho

Presidente (tira a roupa de baixo, senta-se na sanita) – eu prevejo o futuro… tentáculos que parvoíce!

Imagem da porta. Ouve-se barulhos estranhos e o Presidente.

Presidente – o que caralho é … arght!!!!!!!!

George entra na wc todo feliz

George – presidente presidente, está tudo bem, mataram o tipo que o tentar assassinar e já vem os guardas para protegê-lo…

George vê, horrorizado, sangue a sair da porta da casa de banho

George abre lentamente a porta e vê o cadáver do presidente entre pedaços de sólidos fisiológicos (porcaria).

George fica petrificado.

Entram polícias (pessoas vestidas de fato e óculos escuros…)

Polícia 1 – está preso por assassinato do Presidente
Policia 2 – e esquece os teus direitos ó merdoso, estás mesmo fodido!
Policia 3 – eu amava o presidente!

Policias batem no George.

Fim

Passa genérico final – seria possível ter um genérico de telejornal a passar essa informação onde mensagens tipo “rapper mata Presidente no banheiro” poderiam passar juntamente com a ficha técnica.

Sem comentários: