segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

PALOP Style!


Tubarões : Tabanca (ed. de autor?; 1980)
Voz de Cabo Verde : Saragarça (ed. de autor?; 19??)

Mais mistérios discográficos africanos -sempre do "PALOP style" - a acrescentar a estes e tão bem fotografados como este. No primeiro caso não é assim muito grave - há alguma informação pela 'net - e a banda é (re)conhecida (até têm um myspace!) embora a edição seja misteriosa, não se percebe se é uma edição de autor mas tudo bem, em 1980 lá estavam "os Tubarão" a dar na coladeira e funáná, alternando faixa sim faixa não com temas pró "roça-roça" e canções lamechas-quebra-coração. Porreiro o "roça-roça" já as lamechas não há muito cu que aguente. E realmente é um LP previsível e com ritmo quebrado por causa da alternância das faixas dança / choradeira / dança / choradeira / etc... Mas o que faz dançar faz mesmo dançar e perdoa-se a tristeza das outras músicas.
Lixado de perceber mesmo é o Saragarça que é uma caixinha de surpresas, se por um lado há o tradicional de Cabo Verde, à queima-roupa aparecem músicas com ritmos latinos (afro-latinos!?) ou até uma Soul romântica cantada em inglês (Dad's Home) ou ainda um (rock) psicadélico Dju de Galinha. Os nomes dos artistas que estão na capa dão a entender que seria uma colectânea e o logotipo na capa pensa-se que a editora poderá ser a Voz de Cabo Verde mas uma investigação na 'net descobre-se que afinal existe um Conjunto Voz de Cabo Verde onde encontra-se o Bana, Luis Morais, Paulino, Armando, Joãozinho, Leonel, Bebeto e Cabanga (ou seja os nomes que estão na capa)... confuson confuson!
Resta dizer que estes quebras-cabeças, em óptimo estado (o dos Tubarões ainda estava embalado em plástico) foram as únicas coisas de jeito que numa loja de antiguidades na Rua das Escolas Gerais, por menos de 5 Euros (gratís um "disco dos pequenos" de Ranchos Populares!). É bom partir a cabeça desta forma...

Sem comentários: