quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Grow to the max


Puppet Mastaz : The Takeover (Discograph; 2008)

Vivemos tempos bizarros, em que o Ser Humano pouco tem de valor... Não falo só que a vida humana pouco vale, tratada de forma ainda mais selvagem do que nos tempos medievais mas até na cultura popular ela foi ultrapassada: a banda mainstream mais interessante são os Gorillaz (desenhos animados), a banda Death Metal mais cool são os DethKlok (outros desenhos animados), a série de TV com mais tempo de vida e mais vista à escala planetária são os Simpsons (que aliás ganharam uma influência doentia) e a banda "alternativa" mais fixe e refrescante são os Puppetmastaz (fantoches), quer saltitem pelo Hip Hop ou não.
Mas eles enganam-nos neste terceiro álbum de originais. Nele há muito humano a trabalhar nas vozes e produção - sendo eles da nata da Electrónica de Berlim como T. Raumschmiere*, Max Turner, Gonzalez e Jamie Lidell... estes são os que reconheci porque as vozes não estão creditadas no disco. Este é portanto o disco mais esquizofrénico e surpreendente dos fantoches, dura cerca de uma hora e dez minutos mas cada minuto em minuto foi desenhado para nos surpreender ou com uma nova voz, uma nova intervenção ou uma mudança de género de música urbana (Reservoir Foxin com o seu excerto drum'n'bass, por exemplo). Esta obra-prima de Berlim deixará o Kanye West ou qualquer outra estrela do Hip hop à rasca. Sim esses mete-nojos rodeados de dinheiro e de crews de falhados nem chegam aos calcalhares do flow do Mr. Maloke, esses pretos que venderam a sua comunidade para o Bling Bling não merecem uma caganita do coelho Snuggles, o Sean Paul não é digno de uma bufa do Ryno! De tanto imitar os humanos (serão as Estrelas de Cinema ou do Rock ainda humanos?), os fantoches ultrapassaram-nos em tiques e trejeitos, conseguindo um up-grade tal que a próxima jogada será demasiado alta para o Snoop Doggy Dog, ele vai ter de rastejar como ele fazia no primeiro álbum! Auf auf!
Nada mau para criaturas tão... pequenas!

*existe um tema que lembra o Animals (que está neste álbum) em I Tank U (Shitkatapult; 2008) do T. Raumschmiere - e nem se quer é o Animals Territory que tem a participação dos Puppetmastaz... bom qualquer coisa que me fez reconhecer a voz do Raumchimireresrerere...

Sem comentários: