quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Läjä Äijälä : "X" (Huuda Huuda; 2010)

Custa-me dizer mal de algo finlandês mas há sempre excepções à regra. De um país exemplar em produção de bd e música, este álbum hiper-luxuoso que compila as bd pornográficas S/M de Läjä Äijälä são uma tremenda seca a vários níveis. O homem é uma instituição viva na Finlândia, conhecido sobretudo por ter sido o primeiro a gravar discos de música Industrial na Finlândia e sobretudo por ter criado o Hardcore finlandês, género musical ainda hoje respeitado pelo mundo fora, para além de muitas outras aventuras sonoras.
Nos anos 90 pelos vistos estava metido na cena S/M e fazia fanzines de bd que eram vendidos para Inglaterra. As 500 cópias desapareciam em duas semanas, reza a lenda, fazendo destas bd's verdadeiras curiosidades e peças de colecção para quem conhece o trabalho de Läjä. A Huuda Huuda, a melhor editora de bd finlandesa, trouxe ao descoberto as malditas bd's embaladas em capa dura de couro (claro), papel couché brilhante (ui!) e uma produção irrepreensível para qualquer fetichista.
A bizarria passa pelo uso de fatos latex, máscaras, apropriação da figura da Betty Page, entrada em mundos torturantes "cenobitas", um pouco de tortura aqui e urina acolá. No final, nada de escandaloso ou poderoso a nível de excitação sexual ou mental - e sempre ouvi dizer que é o cérebro o orgão sexual mais libinoso do corpo! Läjä não é um artista virtuoso nem um bruto, fica numa média estética que resulta num fanzine manhoso de 1993.
Este luxuoso livro é para quem caia num triângulo amoroso por Läjä, S/M e cultura finlandesa. Quem não estiver nessa formação, não vale meter-se nisto...

Sem comentários: