quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Perkele!



Descobri ontem que no livro Jarno Markuksen Kauneimmat (Huuda Huuda; 2010) sou retratado numa situação hilariante durante a minha primeira visita à escandinávia, nomeadamente à Finlândia, ao Festival de BD de Helsínquia, em 2004. Foi uma visita bastante estranha em acontecimentos mas talvez o mais "público" foi o facto de ter ficado fechado no recinto do Festival até às tantas da manhã.
Um dos organizadores lembrou-se de ser porreiro e convidar pessoas ligadas ao festival a irem beber um vinho branco no sítio do Festival, só que entretanto o homem ficou grosso, desapareceu com as chaves do edíficio deixando cerca de 15 pessoas fechadas, entre elas eu e o Jarno Latva-Nikkola. Fui eu e o jornalista Harri Römpötti que dê-mos conta do facto de estarmos fechados. Bom... subi, fui ver se ainda havia garrafas de vinho no frigorífico e anunciei que havia "boas e más notícias": a má era que estavamos fechados e a boa é que ainda havia vinho. Em 15 minutos tudo se desmanchou! Se ao início os finlandeses estavam com uma postura super-controlada, ou seja, não se fumava dentro do recinto, ia-se à porta fazer isso, quando se ia à porta era preciso ter cuidado mas pessoas não entrarem porque o edíficio era do Estado logo se um cidadão conseguir entrar tem todo esse direito estar lá dentro porque é um edifício público (democracia à séria!). Depois do meu anúncio, pessoas e coisas começaram a cair, miúdas começaram a gritar, começamos a fumar dentro do edifício e claro acabamos com as garrafas até o tal gajo aparecer todo podre e a perguntar "o que vocês estão a fazer cá dentro?". É por isto e muito mais que gosto da Finlândia!
Por acaso não me lembro do Jarno nesta situação... até que li o seu novo livro, hilariante como sempre, e encontrei uma bd sobre esta desaventura... Achei mesmo estranho ele relatar algo assim (ou será que acontece todos festivais? hahahaha) e perguntei-lhe por isso. Pelos vistos sou o gajo barbudo com uma máquina fotográfica que aparece na última vinheta da primeira página e na quinta da segunda. Lembro-me de levar máquina (tanto que as fotos foram usadas pelo Marko Turunen sobre este episódio) mas da barba não me lembro... E ele exagerou os factos na bd, ou isso ou também estava bêbado!

Sem comentários: