sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Socialistishes Patienten Kollektiv



Test Dept : Pax Britannia (Jungle; 1991) 

Um disco que também tem como sub-título An Oratorio In Five Movements não fosse um disco onde música clássica, música de câmara e música industrial se fundem para tratar sobre o tema do Imperio Britânico e a Inglaterra, essa terra de paradoxos. A terra que pratica democracia há mais tempo mas que tem aqueles jarretas nojentos dos Reis, a terra em que o pai de família é um rabeta de primeira, a terra que pertence à Europa mas que só faz broches à América (aliás, a grande conclusão no final deste grande disco), que são um paz de alma mas onde a violência transborda em estádios e nas ruas sem aviso, etc etc...
O disco é uma encruzilhada que destila as grandiosas percursões industriais que aliás os Test Dept eram os grandes mestres, e música clássica orquestrada por uma companhia - curiosamente este cruzamento de "industrial + clássica" será onde contemporâneos e pioneiros seus comos Laibach irião parar na mesma altura. Como disco de Industrial de velha guarda, os discursos samplados são escolhidos a dedo, para que cada palavra da Margaret Thatcher ou outro político nos faça vomitar de tanto nojo... Algures vão se ouvindo gaitas-de-foles, claro!
Um grande disco a recuperar mas é de evitar a versão CD porque na altura os designers não saibiam que reduzir o material de um disco de vinil para CD era um erro. Não se consegue ler letras seja das músicas, da ficha técnica, músicas, etc... É sacar da 'net ou comprar o vinil.

Sem comentários: