Trata-se de um evento 100% DIY – sem um chavo de apoios públicos ou publicidades a telemóveis ou cervejas- que em 5 dias juntam mais de 3000 pessoas a pagarem bilhete para ver alguns concertos mas sobretudo para descerem às catacumbas do Forte Prenestino para acederem ao melhor do que se faz em termos de BD e artes gráficas no mundo independente italiano – ah, esqueci-me de dizer que isto passa-se em Roma, sempre na canicula de Junho – e internacional – com montes de malta vinda sobretudo da Europa. O evento é uma espécie de Festival Rock de Verão mas para quem gosta de livros. Nesses dias ficamos suados, cheios de pó, bêbados e com as publicações mais maradas possíveis para carregar para casa... Como já tenho quase 40 anos, admito que já não tenho tantas costas Punk para aguentar estas orgias gráficas e por várias razões já não punha os pés desde 2009 – quando Portugal foi o país representado neste evento com a Associação Chili Com Carne a servir de representante máximo.
Voltei em 2012 e claro, como blasée que sou, nada me impressionou no campo das publicações mas o meu olho topou uma mesa que tinha o single 7” picture-disc Skatebored We Noize!! (2007) de DJ Balli que tinha comprado em 2007 numa “infoshop” de Bolonha.
Editada pela Sonic Belligeranza , editora independente de música de produção electrónica italiana, é dirigida pelo DJ Balli. A edição é quase toda ela feita em “picture disc” numa lógica de divertimento visual tolo que este formato permite. O catálogo desta editora tem sempre tusa prá diversão, situação que poderá soar estranha mas realmente num mundo de sobreprodução a todos os níveis, como fazer em relação à música que está mais que explorada? Só se pode foder tudo...



Não, não! Então? Há mais! Sendo esta malta italiana só faltava um disco sobre pizzas, certo?
Certo! 4 Seasons Pizza (2009) reúne 4 temas de “noisers” internacionais, a saber: DJ Balli, Bruital Orgasme (da Bélgica), Zr3a (Japão) e System Hardware Abnormal (do Vaticano!? Nãããã… nesta não caiu!) que num lado do vinil tem as suas faixas separadas como qualquer outra colectânea, e no outro lado do vinil, esses mesmos temas estão misturados num tema só – numa mega-mix Noise! Soa mesmo a barulho e sabe pouco a queijo derretido…
Por fim, acho que é melhor relatar a faceta mais funcional da editora embora o LP Zombiefleshtheater (2006) do alemão Zombieflesheater é todo ele Breakcore que não é propriamente o som mais funcional do planeta tanto que ainda não percebi em que rotações prefiro o disco, se em 33 ou 45, bah! É para soltar a franga, bute!
E prontos! Resta dizer que o DJ Balli contribui para o novo volume (o quarto) da antologia Antibothis (Chili Com Carne + Thisco; 2012) com um texto de como viajar no espaço sem uso das velhas ideias de Newton e sistemas de propulsão nazis (os misseis V2)… Como? Vão comprar o livro (que inclui um CD ) ou querem que vos conte tudo? Ma che cazzo vuoi!
Sem comentários:
Enviar um comentário