terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Toing! Toing! Toing! Toing!


Este disco é uma banda sonora... acreditem mas não de filme ou de vídeo-art ou de teatro ou algo tão convencional. Esta é a banda sonora que o colectivo norte-americano Survival Research Laboratories (SRL), liderado por Mark Pauline, usa nos seus espectáculos de máquinas destruídoras (robots). O CD é constituído por gravações de campo das performances (auto)destrutivas, entre 1992 e 1998, em que o som da lutas dass máquinas confunde-se com as pré-gravações de GX Jupitter-Larsen - um "noisista" seminal, que tem sido editado em áudio e em livro pela Thisco.
Inserido na primeira geração do movimento Industrial, a SRL foi criada por Pauline em 1978 tendo feito desde aí uma série de espectáculos perturbantes e violentos nos EUA e na Europa. O barulho das performances é tão alarmante que em 1992 os habitantes de Graz (Aústria) ligaram para o Ministério da Defesa pensando que estavam a ser invadidos pelos Sérvios. E realmente ouve-se explosões várias, colisões de massas de metal, ruídos mecânicos em convulsão, acrescentados por samples de sons de desenhos animados (tipo Warner Bros e afins que alegram os Sábados de manhã). O resultado é caótico e muito barulhento, claro, do tipo zona de guerra do Exterminador Implacável. 
Curiosamente, as pré-gravações de GX - dos tais desenhos animados mas também de acidentes automobilísticos! - foram pensados para criar uma atmosfera mais "completa"  de forma a não haver quebras sonoras quando os robots se partem... Talvez por isso que este é um dos CD's mais lixados que já ouvi na minha vida!!!

Sem comentários: