quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Regards from Laibach (5)



Moveknowledgement : Listen to Nebukadnezar (Kapa; 2007)
Žoambo Žoet Workestrao : Svakoga dana u svakom pogledu sve manje nazadujem (Manufracture; 2004)

De alguma devo ter acertado no alvo - péssima piada se tivermos perto das Balcãs - mas parece que as minhas outras aquisições musicais na Eslovénia foram parar à Fusão e Pós-Hardcore, o tal "pós-pós-neo-neo" dos 2 2 2 7 (ver "post" abaixo).
Não sei como se lê o Z com o chapelinho ao contrário mas para simplificar vamos chamá-los de ZZW (que na verdade quer dizer "Pelas Tempestades do Aborrecimento"), eslovenos com carreira vinda dos anos 90, Hardcore de raiz para chegar a composições Free em que vale tudo fragmentado. Já não se ouve Hardcore, a voz desapareceu (excepto num momento ou outro), por defeito do uso de saxofone e clarinete podíamos chamar de Jazzcore, porque não? O que me chateia nestes tipos e nos 2 2 2 7 e muitas outras é o excesso de nervosismo que transmitem com a vontade de mostrar que são muito virtuosos pecam pelo excesso de rupturas e mudanças, quase nunca dando tempo para respirar e apreciar algo. Ou para dizer a verdade, o que irrita é que já se ouve disto à muito tempo tendo como Joía da Coroa o álbum homónimo dos Naked City. Ainda assim devo guardar este CD porque a capa, aliás, todo o grafismo foi feito pelo croata Igor Hofbauer, alías foi por isso que o peguei. A tradução do título do álbum é «Todos os dias em todos sentidos arrependo-me menos»... não sei se concordo mas a cada audição vai melhorando...
Já os Moveknowledgement são o cruzamento pan-génetico de Parliament, Primus, Sofa Surfers e LCD Soundsystem, com toda a vantagem tec(h)nológica dos últimos. O som é puro e psicadélico para uma má "trip". A voz será a coisa mais fraca do conjunto mas não agride nem é fanhosa... Uma fusão deste milénio.

Sem comentários: