terça-feira, 20 de outubro de 2009

sofrimento nº1



Om Kalsoum : Anta fenn wel hob fenn (Sono Cairo; 1989)
Ela era egípcia. Ela é respeitada por árabes e israelitas. Ela é Om Kalsoum (1904-1975). Ela é a Ámalia do Falafel. Ela é a voz do Amor e Desgosto do Oriente. Quando morreu 4 milhões apareceram no seu funeral e cada um pegou no seu caixão, demorando três horas até enterrá-la na mesquita, numa derradeira performance quase tão longa como os seus concertos normais de seis horas em que cantava apenas duas ou três canções.
Ouvi falar dela pela primeira vez em 1993, pela boca do Joe Sacco (autor de Palestina e Safe Area Gorazde), na sua visita ao saudoso Salão de BD do Porto. Entretanto esqueci-me do nome e não havia 'net naqueles tempos. Só recentemente é que revi o nome dela num jornal e bateu-me a curiosidade.
Imagino que a discografia dela será um caos para qualquer ocidental. Para já porque ela deve ter gravado centenas de discos, depois a maior parte da edição e informação está em línguas e caractéres pouco acessíveis para os ocidentais, e claro, sendo daquelas bandas, a pirataria deve abundar sem controlo, fazendo por exemplo que as capas não signifiquem muito (por exemplo, neste caso, fartei-me de ver esta a fotografia dela com efeitos gráficos diferentes para dezenas de discos diferentes). Mas a 'net é amiga e pelo que percebi este tema foi gravado em 1960, e a letra diz algo como «O que é o Amor? (Onde estás tu e onde o amor?)» e foi escrita por Abeldwahab Mohamed. A música é composta por Balig Hamdi, o CD tem cerca de 50m, sempre com Kalsoum a cantar sobre uma orquestra "oriental-lounge" em que repete ad nauseam a letra, técnica dela em que cada frase repetida é sempre cantada de forma diferente com nuances emotivas. Há partes deste "concerto-disco" que ela canta como se tivesse a ser destroçada, a multidão manipulada delira, o ouvinte chora e ela é elevada à Glória, por Alá!
Troquei o CD por uns álbuns de bd do Moebius - acho que ele não se importa.

2 comentários:

leote disse...

andas a ouvir musica da pesada...esta senhora é mesmo aquele misterio

BRUNO disse...

andam para aqui umas coisas dela:

http://awesometapesfromafrica.blogspot.com/