terça-feira, 4 de maio de 2010

What democracy?


v/a : Underground Anthems (Zerowork + Bandworm + Can I say + Die Ultimate Chords + Infected + Your Poison; 2009)

O Punk tem boas e más ideias... das boas é a falta de Ego de várias editoras juntarem-se e editarem discos. Seis editoras para lançarem um EP em vinil de quatro temas/ bandas? Dá para rir mas que é prático lá isso é: cortam custos, distribuem pelos canais de cada editora (chegando a mais pessoas em teoria), internacionalizando os projectos (algumas das editoras são de Espanha e Alemanha), fortalecem e aceleram a "cena"... e por último, talvez faça do trabalho do editor uma tarefa menos solitária e mais comunitária. 
Claro que comunidades é a palavra mais abusada do planeta nos dias que correm, julgando que é por "gostarmos do mesmo" mesmo que só sejamos dez pessoas seremos mais felizes - mas não seremos mais originais! Acredito que conhecer alguém que goste dos filmes Errol Flynn no Butão poderá ficar muito satisfeito em conhecer outras pessoas com o mesmo gosto, e que esse facto poderá para contribuir para a construção de projectos envolta do... ehm... Errol Flynn? E parece que é isto, o contacto com o "outro" está reduzido aos mesmos gostos e feitios e tiques havendo (pouco e civilizado) confronto.
Este disco é prova disso quando os portugueses Decreto 77, os eslovenos Red Union e os galegos Ultima Sacudida cantam todos em inglês, o que os fazem tão originais como três fãs de... ehm... Errol Flynn???? Excepção para os Albert Fish que versionam Puto da Rua (dos Opinião Pública, banda velha tuga de... punk) que faz uma diferença para quem não está a fim de ouvir a enésima canção punk gravada no planeta. Nem sei porque me dou ao trabalho de escrever sobre isto... AH! por causa talvez do gajo que desenhou a capa e afins do disco - o EIS! que é um velho colaborador do Mesinha de Cabeceira quando assinava com o seu verdadeiro nome que não posso revelar por causa dos Skins Neo-Nazis (?). Desenhava melhor o gajo nessa altura antes de se meter com computadores e degradés foleiros... Os punks não sabem o que fazem...

Sem comentários: