sexta-feira, 9 de julho de 2010

Axas que não

Costuleta : Bomba Kuduro 2008/2009 (Sons d'África; 2009)
Conheci o trabalho do Costuleta quando escrevi isto... mal sabia que ele teria tão impacto mais tarde! Em Maio, perdemos a primeira camioneta para Beja com o convidado croata Igor Hofbauer e como ainda tinhamos quase duas horas de espera para a próxima camioneta decidimos ir dar uma volta pela jardim da Gulbenkian. A caminho topámos a praça de Espanha aquelas barraquinhas de africanos onde vendem coisas maravilhosas. Saímos e logo na primeira barraca de música apareceu em destaque o DVD (+ CD áudio) do Costuleta!
Como disse já conhecia este grande artista do Kuduro, que tem como particularidade a falta de uma perna fazendo dos vídeos dele um verdadeiro "freak show" em que o senhor dança com a sua deficiência em verdadeiro estado de espanto de quem vê: com e sem muletas e até com uma prótese - para parecer mais espectacular muitas vezes aceleram a gravação sobretudo quando o artista se atira para o chão e dá umas voltas de pseudo-break-dance... A acompanhar o senhor perneta estão os seus "boys" todos em encanto de luxúria gangsta-MTV-3ºMundo e montes de gajas a abanar rabos, quando sem querer não se mostra algumas mamas molhadinhas - ah! todos juntos também simulam sexo nos sítios mais estranhos possíveis: na piscina de plástico e nas árvores é o que me lembro porque ainda não vi todo DVD. Para dizer a verdade acho que nem vou conseguir fazer, depois de 5 minutos de bundas (duração média de cada vídeo-clip), a coisa começa a enjoar (os caucasianos não tem tesão!?) e só sem querer é que se pode apanhar cenas bizarras, como um parte de um vídeoém que o artista vestido de monge (Franciscano!?) a dançar/ cantar/ caminhar pela rua acompanhado pela sua trupe, bófia e público!
O CD é Kuduro lixado, sempre a arrebentar mensagens brutais de sexo («abusou no... anos...»), ego-trip, gangstarismo amador e até algumas piadinhas - como uma tipa a dizer à Beyoncée para ir passear que agora o Jay-Z está apaixonada por ela. O CD não é só do Costuleta, deve ser uma colectânea mas ninguém está creditado na embalagem e isso... Mais mistério africano!
De resto, o Igor foi dar uma volta, perdi-o, ele perdeu o autocarro, encontramo-nos em Beja para "dois dedos de conversa" (conversa pública com o autor) e enquanto ele não vinha, para distrair e atrair público coloquei o DVD em altos berros lá no Festival.... Foi quase glorioso!

1 comentário:

ghuna x disse...

fodass destas merdas nao se arranja aqui no nobre burgo!