quarta-feira, 27 de junho de 2018

You can't ween all the time

Hoje em dia basta carregar num botão para ouvir imediatamente todas as músicas do mundo em nossa casa. Vejo claramente o que se perdeu. E o que se ganhou? Para atingir a beleza, penso que são necessárias três condições: esperança, luta e conquista.

Luis Buñuel (1900-83) 
in O meu último suspiro (p. 271, Fenda; 2006 - orig. 1982)



Apesar do botão profetizado por Buñuel continuo a comprar discos sem os ouvir primeiro, desejoso que vá levar bofetadas na cara quando os ouvir virgenzinhos na aparelhagem. Isto vale para bandas que nunca ouvi falar como para projectos que pensava que já conhecia.Nem God Ween Satan The oneness (Twin/Tine; 1990) dos Ween nem Hello Young Lovers (Gut; 2005) dos Sparks são discos maus mas não era o que esperava. Quem vem alimentado de Pure Guava e protegido de Kimono my house poderá ficar na defensiva, e desconfiado... e arrependido. Ambas bandas são norte-americanas e gozonas, usam o rock como quem usa sabonete, purismos não é com eles.

No caso dos Ween conheci-os sem capa nem créditos, numa k7 com os títulos das músicas escritos pelo Brian, vocalista dos Primitive Reason, numa letra tão merdosa que a capa da k7 poderia ser realmente a edição oficial do Pure Guava. Disco esse que parece tocado por crianças com capacidades de adultos, e era aí que residia o génio da banda e do disco. God Ween Satan, apesar de ser anterior, parece aquele disco quando uma banda se vende e passam a ser chatos. É música de adultos com capacidades musicais a tentarem ser crianças.

Eles sempre fizerem música para fornicar as pessoas, o propósito principal da banda para além das drogas. Em Pure Guava a razia era total, não deixava muitas pontas por onde se pegar, uma inocência era transmitida com o acto de fazer quase tudo errado, novos mundos apareciam de música para música. Em GWS parece que temos os ZZ Top a quererem ser uns granda malucos, ou uma versão tótó dos Butthole Surfers. Previsível mesmo quando eles saltam por cima de todos os géneros musicais da altura: Hardcore, Reggae, Funk, Gospel, etc... Não admira que se tenham transformados em mascotes do South Park. Os outros discos serão melhores? Será que os devia ouvir no youtube invés de os 'tar a comprar? Dilema...



Os Ween são irmãos falsos ao contrário dos Sparks, Ron e Russel Mael, que são do mesmo ventre mas ambos falsificam a música, os Ween fingindo serem espontâneos e os Sparks com operetas sofisticadas. "Queen para queers" poderia ser um bom sound bite para esta banda, afinal há falsetes, Hard Rock, arranjos sinfónicos, etc... no entanto com maior relevância que alguma vez foram os Queen porque esta banda não trata de excitações nacionalistas nem machistas, pelo contrário temos Pop Inteligente com letras irónicas e politizadas como (Baby Baby) Can I invade your country. Para quem gosta de Residents ou They Might Be Giants, esta é a banda que fica no meio delas. Só acho os temas longos demais bem como o álbum - mesmo problema do CD dos Ween, já agora. Esperem lá, deixa ouvir isto com mais calma, é capaz ainda de bater... Amanhã digo-vos mais, ou talvez não. Entretanto saiu novo disco deles, que fazer?

Sem comentários: