quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Punk que é punk... não se lembra!


O Alex Vieira arranjou-me o DVD dos Ratos de Porão, intitulado Guidable : a verdadeira história do Ratos de Porão (Black Vomit + Läjä; 2010) que junta dois discos DVD, um com o documentário sobre esta famosa banda brasileira de Hardcore, e o outro com um excesso de horas extras (muitas, 6 horas?). O documentário começa bem, com imagens dos inícios dos anos 80 e a explicação como apareceu o Punk no Brasil, como um conceito de destruição total criando no Brasil não uma tribo urbana mas antes "gangues urbanas". Depois o filme torna-se uma coisa chata de se ver, só com a história normal de (mais uma) banda, ou seja as suas subtituições de elementos (no caso dos RxDxDx foram uns 5 baixistas ou coisa que os valha), sem capacidade de analisar a mudança da cena musical ao longo dos anos 80, 90 e 00 e a forma como os RxDxPx se inserem. O documentário cai na visão microscópica para os fãs doidões, quem quiser contextos macroscópicos que vá ao oftalmologista, aqui goza-se os 20 anos de fama da banda Punk/Hardcore sul-americana mais conhecida do mundo.
Os extras são as brincadeirinhas de bêbado em tour + cenas ao vivo de concertos pelo mundo fora (Portugal incluído) + vídeos oficiais da banda. Momentos altos, o alucinante concerto com Jello Biafra e malta de Sepultura a tocarem temas de Lard e Dead Kennedys, ou o terror Noise do concerto / performance do Gordo com um japonoca Black Metal e uma trituradeira amplificada - muitos meninos do Noise deveriam tirar daqui as lições. Gostei de ver os RxDxPx a chegarem a sítios auto-geridos onde já tive o prazer de estar, como o Metelkova em Ljubjana (ver Boring Europa), o Forte Prenestino em Roma (onde acontece o Festival Crack, ver Talento Local) ou o Centro Sociale Leoncavallo (Milão) mas isso também é vaidade pessoal minha que nada altera a seca que é este DVD.
Por fim, também não falam muito dos artistas que fizeram a imagem das capas dos discos e afins. Para este DVD, a capa é de Gabriel Renner que também faz bd. Ó Ratos onanistas!

Sem comentários: