quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Aniversário Negro


Peter M vs Mushi : Fando y Lis (MNQ; 2008)
Praxis : Transmutation (Mutatis Mutandis) (Axiom; 1992)
Scorn : Deliverance (Earache; 1997)

O amigo Lion in Zion ofereceu-me no meu aniversário duas belas raridades que mostramn como a música dos anos 90 foi do melhor apesar das bocas da reacção! O CD de Scorn é uma edição norte-americana do EP original de 1992 com três faixas de remisturas dos Sabres of Paradise. Scorn é Dub com engrenagem Industrial que saiu da cabeça de dois elementos dos Napalm Death - a banda que revolucionou a música e cujos elementos fragmentaram-se em mil projectos depois da "música acabar".
Praxis é Nova Iorque pura - pelo menos a que se imagina que deve ser a cidade de todas as emigrações, cultura e sub-culturas - e o seu primeiro álbum é a fusão de tudo o que era música urbana conhecido até então - Hip Hop, Funk, Jazz, Hard Rock e Dub - não fossem os seus elementos MEGA-cromos-quando-todos-começados-por-B como Buckethead (o melhor guitarrista do mundo? pelo menos o melhor guitarrista com um balde na cabeça!), Brain (na altura dos Primus, actualmente com o Tom Waits), Bootsy Collins e Bernie Worrell (Parliament/ Funkadelic), e AF Next Man (Lord of Paradox) ou melhor Afrika Baby Bam dos Jungle Brothers - sempre tem um B algures! - e o Bill Laswell como maestro, e já agora o Hakim Bey como inspiração! Não há definição para isto, é tudo uma grande tripalhada sonora que infelizmente não se concretizou no futuro, com a continuação de público-alvos (um público-alvo não é algo para abater?) mais estanques em sub-géneros decadentes e nada originais.
E por falr nisso, antes da noite de copos com amigos fui à tarde ao "famoso apartado 215" e encontrei a recepção de uma promessa de troca feita no Crack. Eis um CD-R com uma embalagem enganadora (parece que é um single em vinilo) dos italianos Peter M vs Mushi a musicarem um filme do Alejandro Jodorowsky - a sua primeira longa de 1967, Fando y Lis, filme polémico e proíbido mas que infelizmente não vi para poder fazer relação entre o filme e esta banda sonora. Por isso, fico com a sensação da vulgar Dark Ambient feito de material analógico (sintetizadores Kawai, Korg e Roland) sem grandes surpresas mesmo quando estas são mais Noise. A Mushi recita algo em italiano mas também não sei que relação terá com o filme... Bom, ficamos pela embalagem elegante com gravuras antigas. Esta edição é limitada a 80 cópias numeradas. Deo Gratias!

Sem comentários: