segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ubik para todos


Telectu : Ctu Telectu (iPlay; 2008)

Caramba, 'tá difícil escrever práqui, é muitos discos e livros para consumir, pouco tempo e dedos cansados com a recente colaboração de resenhas críticas para o sítio da Mundo Fantasma. Como este disco tem muita relação com a BD, aqui vai: este é o primeiro disco dos Telectu, duo de música experimental que marcaram os anos 80 em Portugal fazendo parte Jorge Lima Barreto (1949-2011) e Vítor Rua. Segundo, uma conversa recente com o músico e autor de BD Carlos "Zíngaro" por causa de um projecto da Chili Com Carne para reeditar BD's dos anos 70, este autor disse-me que quer na área da BD "alternativa" quer na da música improvisada/ experimental/ vanguarda, os anos 80 foi a pior década.
Não quer dizer com isto que não pudessem aparecer OVNIs como este disco de 1982, editado pela Valentim de Carvalho (sabe-se lá porquê). Ctu Telectu soa a um primitivo Art Rock nas suas improvisações - o vocalista que aparece neste disco recita de forma aleatória textos de BDs inglesas e italianas (!) - enquanto bate num No Wave qualquer. Soa a dimensões alternativas não fossem todos os títulos das músicas dedicados/roubados ao escritor PK Dick, falecido nesse mesmo ano.
É bem provável que o álbum tenha sido ignorado na altura e tenha batido a quem recebe raios lazer divinos cor-de-rosa. Se Ctu Telectu foi um OVNI em 82, passados sete anos aconteceria o mesmo com os Santa Maria, Gasoolina em teu ventre! É importante que se recupere a discografia dos Telectu, dado aos seus preços proibitivos da segunda mão e a importância do projecto.
Ah! Na reedição deste disco (sabe-se lá porquê, estranhamente numa editora de Pimba, Fado e Pop) estão dois "Ruis amigos", o grande Rui Eduardo Paes escreve as notas sobre o disco e o Rui Garrido (designer da terceira série da revista Quadrado e que entra num sonho meu no MdC #24) que fez a adaptação gráfica de LP para CD. Zoing!

Sem comentários: