quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Simon Spence : "The Stones Roses - War and Peace" (Penguin; 2013)

Bloody soap opera! É a forma mais simples de resumir este livro. Ou ainda se poderia dizer que esta é a história da melhor banda Pop dos finais dos anos 80 que assinou o pior contrato de sempre - até incentivaram a isso, tão convencidos que eram. Não deixa de ser fascinante a história desta banda e como estava sempre a dar um passo prá frente e dois para trás. Como trabalho jornalístico parece estar bem feito, sem histerias típicas da Britpop e os seus periódicos, levando a narrativa com justiça desta cambada de "lads" estoicos - imagino como será sobre os Happy Mondays que Spence escreveu posteriormente.
De resto é burrice, egos, curte de vida Rock'n'Roll, dinheiro ou dívidas a mais, fracassos e sucessos - aliás, é uma banda que produziu pouco mas tudo o que fez foi sempre para os Tops de vendas, mesmo quando se tratavam de reedições décadas depois, poucas poderão ter este estatuto.
Dois cenas curiosas que este livro mostra, os grandes números da indústria do Pop britânico comparados com os dos EUA são "peanuts" e é incrível a quantidade de palavras gastas por Spence para descrever as roupas dos elementos da banda cena a cena. Uma biografia da Lady Gaga será tão diferente como esta? Talvez não...

Sem comentários: