terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Vinil Soundcraft

Abriu uma nova loja de discos na capital, fica dentro da Fermento (loja de bonecada artesanal) e partilha espaço com a Cine Cittá (loja de cinema). O dono da loja é o Nuno Franco, jornalista que escreve sobre bd. E como o pessoal da bd é fixe - é mentira! mas é fixe escrever cenas deste tipo - serve este "post" para divulgar o estabelecimento comercial que por acaso tem uma razoável oferta de vinil para todos os bolsos. Eis as primeiras aquisições:

Nazareth: Hair of The Dog (1975; Vertigo) é o sexto álbum deste grupo escocês de Hard Rock dos anos 70 que agradará qualquer fã dos Led Zep... Este é o álbum mais famoso do grupo, e talvez por causa disso é que há edição portuguesa pela Círculo de Leitores. A capa de David Roe ajudou na compra. Os loucos anos 70, yeah!!!

Flamin'Groovies: Flamin'Groovies Now (1978; Sire) também com edição portuguesa pela Nova, é Blues Rock ao que parece respeitado por muitos, mas parece que apanhei o álbum errado que está mais próximo de uns Beatles (gravaram uma versão dos "fab four" neste disco, e já agora duas dos Rolling Stones). Saiem da casca prá lamechas "Indie-Poops" dos anos 80 - sim, não se inventou nada! Já tinha ouvido falar nos tipos e daí a compra - e bem, na Soundcraft não há leitor de discos... Fica a curiosidade para outros álbuns a descobrir destes norte-americanos que são considerados como influência na Power-Pop.

E já que se fala dos anos 80: também veio para casa o álbum de estreia homónimo dos A Flock of Seaguls (1982; Jive), edição portuguesa da Edisom - o que significa que tem um tema extra, Tokyo.
Lembrada como uma banda "one hit" por causa de I Ran (so far away), este álbum ou esta banda tem temas bem mais porreiros que possam parecer à primeira. Um Synthpop / New Wave bem produzido a começar logo pelo energético Modern love is automatic - no limite da era da SIDA portanto. Outros temas também tem o carisma Pop para serem apreciadas sem a nostalgia idiota dos anos 80 que impera nas festas neste país de atrasados mentais - ei! os anos 80 já foram, ninguém tem nostalgia dos anos 90, foda-se!?! A capa é tão ou mais vomitante como os penteados dos elementos do grupo - que conseguiram a proeza de se passar a usar a expressão "Flock of Seagulls Hairstyle" para penteados ridículos. É obra!

O melhor para o fim: La Dee Dah & Other Great Novelty Hits (1986; Charly / Topline) de vários artistas é uma colectânea de 12 temas de Novelty - género musical criado na Grande Depressão, que geralmente pega num tema conhecido e acrescenta efeitos sonoros de desenhos animados à Warner Bros ou outro tipo de sons humorísticos para gozar com o tema de origem - na origem, o Novelty foi um "proto-industrial" porque os músicos usavam lixo como instrumentos musicais (a pobreza oblige). Spike Jones é o Deus da cena (mas não está aqui) e um "novelty-artist" dos dias de hoje é o genial Weird Al Yankovic. Neste disco, o material é intervalado entre as décadas de 50 e 70 tem muitos temas a gozar com índios e cowboys (ex.: Running Bear de Johnny Preston ou Papa OO Mow Mow dos Rivingstons - os Trashmen, Ramones e Cramps também já pegaram nela no Surfin'Bird) mas também a consumidores de "junk-food" -Junk Food Junkie de Larry Groce. Vintage q.b por um Euro.

E ainda arranjei o primeiro ao vivo, Welcome to Mexico... Asshole (1991; Invisible / Devotion), dos Pigface - que um dia destes terá um melhor tempo de antena, até porque o meu PC parece que pifou!

Sem comentários: