domingo, 11 de maio de 2008

Maumausoléuléu

Como tinha prometido, eis os discos da Mauselum Records que fedem ao pior do Heavy dos anos 80, comprados só pelas belas capas:

_Sargeant (banda e álbum homónimo de estreia - 1984) é Hard Rock feito por ingleses (o vocalista tem ar de pedófilo, um myspace e um site oficial) e suiços (sabe-se lá porquê) tão bom como Bon Jovi ou Survivor (títulos como Love me tonight ou Good time looser ou I've got to know não enganam) com a vantagem de ter uma das piores capas de sempre - autoria de Fritz Michel. É um esqueleto de um sargento (?) no deserto mas ainda tem globos oculares e que sangram! A mão esquerda devia ter um defeito genético qualquer que não cresceu como o resto do corpo ficando pequena como o de uma criança. A capa dá para por de pernas pró ar que continua boa! Isto sim é Arte!

_Também de 1984 (grande ano!) é Unlaced dos Black Lace são do Canadá, descendentes de italianos (nomes como Maryann Scandiffio ou Carlo Fragnito indicam para tal) - há outra banda com o mesmo nome, de Inglaterra e participantes em festivais da Eurovisão. Fatinhos justos e rasgados, lençinhos por todo o lado, correntes também e poses mágicas da Marvel. É Heavy à abrir com a Scandiffio a cantar como uma verdadeira guerreira de espada em punho contra os Demónios da Noite! Warlock? Sim! Manowar? Também! O álbum até produzido pelo Ross The Boss. Há dois Fragnitos, Carlo e Anthony, demonstrando que as bandas de Metal tem esta tendência para ter irmãos muitos parecidos ou até gémeos: os irmãos Hoffman dos Deicide (hail hail hail), Dimebag Darrel e Vinnie Paul dos Pantera, os chateados-mas-já-fizeram-as-pazes Cavalera de Sepultura (agora Cavalera Conspiracy), os tipos de AC/DC, etc...

_Next: McCoy!!! Pela capa já percebram porque tinha de comprar tal... coisa! A contra-capa e as fotografias do interior (infelizmente foi o único disco com capa interior e mais fotos e letras das músicas) ainda são melhores! Um gordinho careca, de óculos escuros, de luvas pretas e fato de mecânico que viola velhotas e os seus cães! Uma sequência de fotografias vê se McCoy a destruir uma guitarra contra amplificadores! Think hard de 1985 até começa bem, com um Hard Rock puxado mas depois afunda-se numa treta comercialóide digna de um mash-up de Van Halen com Joe Cocker. O cabrão promete "serial-killer metal" com as fotos e depois saí cá uma merdunga do pior! Devia ter reparado nos pêlos nas costas que dá para ver na foto da contra-capa... A única boa que consegui saber deste baixista (e camaradas) é que o bicho nojento é conhecido pelos temas de início e fim da série de tv, Espaço 1999. Admito que este foi o único LP em que fiquei realmente desiludido!

Esqueçam a Mausoleum, é uma merda de editora belga, da parte flamenga, da cidade de Antuérpia, conhecida pelo comércio de diamantes. Será que era/é uma forma de limpar dinheiro? E já agora, comprei mais dois LP's de Metal também lá no Mercado da Ribeira (a loja chama-se Para-livros que também está nos cinemas King) e estas sim eram minimamente interessantes - os discos são outras editoras, talvez por isso que são "minimamente interessantes".
O segundo disco dos Atlain é G.O.E. (Earthshaker / Young Urban Professionals; 1985) que significa Guardian of Eternity - risos agora! Heavy Metal germânico que agora é conhecido por Power Metal. Vozes esticadas como se tivesse a enfiar agulhas nos pés do vocalista, guitarradas com solos a "rasgar" e bateria speedada, por mim comparo os tipos aos Iron Maiden e pronto. Bela capa desenhada a lápis de cor com um templo Azteca ou Qualquer-Coisa-Queca em que um Deus da Atlântida (?) andróide (tem feridas na perna onde se vê fios elétricos) sentado num altar. Nas mãos segura um machado dourado que emite raios sobre os fieis -não?

Por fim, o melhorsito do lote: Mass com Angel Power (Teldec / Imavox; 1980) têm uma capa apaixonante, anjos mediavais a cairem, um deles no centro segura uma moto, yeah!!! Hard Rock bem esgalhado com a vantagem dos temas andarem sempre pelos 2 minutos sempre à abrir, eventualmente perfeito para andar de mota, sem chatear ou parecer extremamente foleiro apesar dos temas serem só "sex, drugs & Rock'n'Roll". Estes germânicos tiveram carreira entre 1976 e 1986.
Talvez pelo vocalista ser mulato (filho de mãe alemã e pai norte-americano, coisa normal da geração pós-Segunda Guerra Mundial) é quase impossível não comparar aos Thin Lizzy. No que diz a qualidade musical foi a única compra decente. Good old Rock'n'Roll!

Sem comentários: