segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Artistas que deveriam ter estado em Beslan


Dresden Dolls (8ft.; 2003)
Mofo : The Atari Punks on Dope (Metrodiscos; 2004)
Um reflexo da 3ª Guerra Mundial - o massacre na escola de Beslam em 2004 - mas que invés de atingir pessoas armadas em artistas foi liquidar 300 inocentes crianças. Porque não estavam lá os Dresden Dolls ou os Mofo a apanhar os balázios?
Os primeiros são uns norte-americanos feios que tem estado no pico do movimento Dark Cabaret - estilo de música que cruza o cabaret / burlesco com a rudez Punk ou o obscurantismo Gótico. Bem podem tentar passar por pessoas inteligentes mas não devem saber comer com uma faca e garfo, em compensação sabem compor bem com piano e bateria com a poesia urbana bem recitada por Amanda Palmer em "template" Siouxsie Sioux - mas a Sioux é quase um "template" para qualquer banda Rock com uma vocalista, diga-se. Graças a uma qualidade orelhuda Pop da banda que letras terrivelmente vulgares passam despercebidas, como a da canção "The Jeep Song" em que a tipa canta: everywhere I look I see / your '96 Jeep Cherokee.
Pelos vistos este ano a Feira Laica foi má de discos. Os Dresden peguei porque conhecia uma música deles numa compilação que até pareciam ser interessantes. Os Mofo tudo o que ouvi deles (versões em compilações da Raging Planet) era uma valente bosta de vaca. Custava um Euro na "loja" da Segunda Mão da Feira e esperava pelo menos encontrar uma faixa boa no meio do esterco - isto acontece muitas vezes isto em discos manhosos ou de bandas de Rock Industrial - mas não encontrei mesmo nada...

Sem comentários: